quinta-feira, 11 de outubro de 2012

QUANDO O SIGILO FUNCIONA - II

PARTE II

Para Scoth Shane (2005), no nível mais baixo, evitar a imitação reduzindo a difusão de informações aos concorrentes sobre um novo produto ou serviço, geralmente envolve manter as coisas em segredo. Ele exemplifica:
Suponha que você tenha descoberto um produto químico do qual se possa fazer um excelente fertilizante. Se você pretende iniciar uma empresa de fertilizantes, pode não querer dizer às outras pessoas que você identificou um produto químico. Se os concorrentes e potenciais concorrentes não souberem que a chave para o desenvolvimento do seu novo produto está no uso de um determinado produto químico, então eles não irão entender que precisam obter acesso a esse produto químico para serem bem-sucedidos ao concorrer com você.

Quando o sigilo funciona?
O sigilo funciona melhor quando há poucas fontes de informações sobre o novo produto ou serviço, além do próprio empreendedor. A fim de imitar o seu produto ou serviço, o concorrente precisa ter acesso às informações que tornem a criação da cópia possível. Além de você, os concorrentes podem obter as informações de terceiros. Se terceiros facilmente puderem fornecer essas informações, a eficácia de seus esforços em manter as coisas em segredo não será muito efetiva.
Como exemplo, ele cita a Coca-Cola e uma empresa de lavanderia a seco. Você só conseguirá copiar a fórmula da Coca-Cola se um dos três executivos que a conhecem contar para você. Por outro lado, você pode obter o processo de lavagem a seco em qualquer de milhares de outras lavanderias que lavam a seco.
O sigilo é mais eficaz quando o novo produto ou serviço for complexo. A imitação envolve entender como copiar um novo produto ou serviço, não apenas ter acesso a fórmulas ou projetos. A complexidade cria barreiras, pois afeta o entendimentos das pessoas da ordem na qual as tarefas precisam ser realizadas e a dificuldade de se coreografar os esforços conjuntos. Exemplo disso está no grau de dificuldade de montar um brinquedo de criança. Mesmo que você tenha as instruções, é muito mais difícil reproduzir o produto da maneira que o fabricante pensou, quando ele é composto de centenas de peças do que quando tem poucas peças.
Segundo Shane, o sigilo funciona melhor quando as informações mantidas em segredo envolvem conhecimento tácito (aquele que não está documentado e está na sua cabeça). Bons exemplos desse conhecimento tácito são: o conhecimento do projetista de como manter a temperatura ou a velocidade ideal de um equipamento. Só ele sabe o “pulo do gato”. No âmbito dos processos industriais, existem muitas oportunidades para descobrirem novos métodos de maneira tácita e dificultar a concorrência a desenvolverem algo similar.
Por outro lado, o conhecimento explícito (aquele que é documentado) é muito fácil de imitar. Se os empregados conhecem o documento, então, existe a possibilidade da concorrência contratá-los e conseguir deles as informações para imitar o produto ou serviço.
DICA:
O sigilo funciona melhor quando há um número limitado de pessoas capazes de entender a informação.
Por exemplo: Na Apple, Steve Jobs conseguiu manter o sigilo do lançamento de novos produtos somente entre pouco executivos. As diversas fases do projeto são desenvolvidas por equipes diferentes e que não sabem o resultado do produto final.

Segredos industriais
O sigilo industrial é um caso especial que exige todos os esforços para manter um novo produto ou serviço em segredo. O sigilo industrial é um pedaço não patenteado da propriedade intelectual que fornece vantagem competitiva. Por exemplo: um novo processo para refinar petróleo ou fazer remédios pode ser o tipo de coisa para qual a definição de segredo industrial é importante. Outros exemplos: listas de clientes e receitas de comida.
A autor diz que você precisa dar passos significativos para garantir que irá manter a informação em segredo. Você precisa garantir que todos os empregados assinem acordos de manter em sigilo, acordos feitos por advogados que conhecem detalhes da lei trabalhista. É difícil manter a informação em segredo, e não se pode entrar com um processo judicial alegando que a informação deve ser mantida em segredo, a menos que você exija que seus empregados reprimam a disponibilização das informações.
Mas você deve agir para que as pessoas não tenham acesso às informações secretas por acidente. São as “políticas de sigilo” que limitam o acesso às informações-chave. Por exemplo: apenas três pessoas têm acesso à fórmula da Coca-Cola clássica. Além disso, o acesso físico aos locais que contém a informação secreta tem de ser dificultado. Isso quer dizer que as instalações de sua empresa têm de ter áreas vedadas aos visitantes, bem como a utilização de dispositivos que possam filmar ou fotografar o ambiente.
Portanto, os processos produtivos se mostram mais facilmente protegidos por segredos industriais do que os produtos (podem copiados de publicações, conversas com clientes e fornecedores e ainda sofrerem engenharia reversa).

Shane recomenda:

PARE! NÃO FAÇA ISSO!

  1. Não use o sigilo para proteger seu novo produto ou serviço sem tomar as necessárias medidas legais para garantir o sigilo.
  2. Não use o sigilo para proteger seu novo produto ou serviço quando há muitas fontes com a informação sobre ele além de você, quando o novo produto ou serviço for simples de criar; quando os mecanismos para criá-los são bem entendidos; quando o conhecimento-chave para criá-lo está bem codificado e quando há muitas pessoas que poderiam desenvolver seu novo produto ou serviço.


PERGUNTAS PARA FAZER A SI MESMO

1.       Seria fácil para meus concorrentes copiar meu produto ou serviço?
2.       Meu produto ou serviço poderia ser protegido por sigilo?
3.       O que eu preciso fazer para proteger meu produto ou serviço como um segredo industrial?

Na próxima postagem, você vai saber se pode criar uma barreira legal à imitação patenteando as invenções.


$uce$$o$.

Prof. Jaci Alvarenga
Conselheiro Empresarial


REFERÊNCIA:
SHANE, S.A. 2005.  Sobre solo fértil. Como identificar grandes oportunidades para empreendimentos em alta tecnologia. Pearson Education. Artmed Editora. São Paulo.


 PS: Um autor que todo empreendedor deve ler. RECOMENDO.

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