PARTE II
Para Scoth Shane (2005), no nível mais
baixo, evitar a imitação reduzindo a difusão de informações aos concorrentes
sobre um novo produto ou serviço, geralmente envolve manter as coisas em segredo. Ele exemplifica:
Suponha que você tenha descoberto um produto
químico do qual se possa fazer um excelente fertilizante. Se você pretende
iniciar uma empresa de fertilizantes, pode não querer dizer às outras pessoas
que você identificou um produto químico. Se os concorrentes e potenciais
concorrentes não souberem que a chave para o desenvolvimento do seu novo
produto está no uso de um determinado produto químico, então eles não irão
entender que precisam obter acesso a esse produto químico para serem
bem-sucedidos ao concorrer com você.
Quando
o sigilo funciona?
O sigilo funciona melhor quando há poucas fontes de informações
sobre o novo produto ou serviço, além do próprio empreendedor. A fim de
imitar o seu produto ou serviço, o concorrente precisa ter acesso às
informações que tornem a criação da cópia possível. Além de você, os
concorrentes podem obter as informações de terceiros. Se terceiros facilmente
puderem fornecer essas informações, a eficácia de seus esforços em manter as
coisas em segredo não será muito efetiva.
Como exemplo, ele cita a Coca-Cola e uma
empresa de lavanderia a seco. Você só conseguirá copiar a fórmula da Coca-Cola
se um dos três executivos que a conhecem contar para você. Por outro lado, você
pode obter o processo de lavagem a seco em qualquer de milhares de outras
lavanderias que lavam a seco.
O
sigilo é mais eficaz quando o novo produto ou serviço for complexo.
A imitação envolve entender como copiar um novo produto ou serviço, não apenas
ter acesso a fórmulas ou projetos. A complexidade cria barreiras, pois afeta o
entendimentos das pessoas da ordem na qual as tarefas precisam ser realizadas e
a dificuldade de se coreografar os esforços conjuntos. Exemplo disso está no
grau de dificuldade de montar um brinquedo de criança. Mesmo que você tenha as
instruções, é muito mais difícil reproduzir o produto da maneira que o
fabricante pensou, quando ele é composto de centenas de peças do que quando tem
poucas peças.
Segundo Shane, o sigilo funciona melhor quando as informações mantidas em segredo
envolvem conhecimento tácito (aquele que não está documentado e está na sua
cabeça). Bons exemplos desse conhecimento tácito são: o conhecimento do
projetista de como manter a temperatura ou a velocidade ideal de um
equipamento. Só ele sabe o “pulo do gato”. No âmbito dos processos industriais,
existem muitas oportunidades para descobrirem novos métodos de maneira tácita e
dificultar a concorrência a desenvolverem algo similar.
Por outro lado, o conhecimento
explícito (aquele que é documentado) é muito fácil de imitar. Se os empregados
conhecem o documento, então, existe a possibilidade da concorrência
contratá-los e conseguir deles as informações para imitar o produto ou serviço.
DICA:
O
sigilo funciona melhor quando há um número limitado de pessoas capazes de
entender a informação.
Por exemplo: Na Apple, Steve Jobs
conseguiu manter o sigilo do lançamento de novos produtos somente entre pouco executivos. As diversas
fases do projeto são desenvolvidas por equipes diferentes e que não sabem o
resultado do produto final.
Segredos
industriais
O sigilo industrial é um caso especial
que exige todos os esforços para manter um novo produto ou serviço em segredo. O sigilo industrial é um pedaço não
patenteado da propriedade intelectual que fornece vantagem competitiva. Por
exemplo: um novo processo para refinar petróleo ou fazer remédios pode ser o
tipo de coisa para qual a definição de segredo industrial é importante. Outros
exemplos: listas de clientes e receitas de comida.
A autor diz que você precisa dar passos significativos
para garantir que irá manter a informação em segredo. Você precisa garantir que todos os empregados assinem acordos de manter
em sigilo, acordos feitos por advogados que conhecem detalhes da lei
trabalhista. É difícil manter a informação em segredo, e não se pode entrar
com um processo judicial alegando que a informação deve ser mantida em segredo,
a menos que você exija que seus empregados reprimam a disponibilização das
informações.
Mas você deve agir para que as pessoas
não tenham acesso às informações secretas por acidente. São as “políticas de
sigilo” que limitam o acesso às informações-chave. Por exemplo: apenas três
pessoas têm acesso à fórmula da Coca-Cola clássica. Além disso, o acesso físico aos locais que contém a
informação secreta tem de ser dificultado. Isso quer dizer que as
instalações de sua empresa têm de ter áreas vedadas aos visitantes, bem como a
utilização de dispositivos que possam filmar ou fotografar o ambiente.
Portanto, os processos produtivos se
mostram mais facilmente protegidos por segredos industriais do que os produtos
(podem copiados de publicações, conversas com clientes e fornecedores e ainda
sofrerem engenharia reversa).
Shane recomenda:
Shane recomenda:
PARE!
NÃO FAÇA ISSO!
- Não
use o sigilo para proteger seu novo produto ou serviço sem tomar as
necessárias medidas legais para garantir o sigilo.
- Não
use o sigilo para proteger seu novo produto ou serviço quando há muitas
fontes com a informação sobre ele além de você, quando o novo produto ou
serviço for simples de criar; quando os mecanismos para criá-los são bem
entendidos; quando o conhecimento-chave para criá-lo está bem codificado e quando há muitas pessoas que poderiam desenvolver seu novo produto ou
serviço.
PERGUNTAS
PARA FAZER A SI MESMO
1.
Seria fácil para meus concorrentes
copiar meu produto ou serviço?
2.
Meu produto ou serviço poderia ser protegido
por sigilo?
3.
O que eu preciso fazer para proteger
meu produto ou serviço como um segredo industrial?
Na próxima postagem,
você vai saber se pode criar uma barreira legal à imitação patenteando as
invenções.
$uce$$o$.
Prof. Jaci Alvarenga
Conselheiro Empresarial
REFERÊNCIA:
SHANE,
S.A. 2005. Sobre solo fértil. Como
identificar grandes oportunidades para empreendimentos em alta tecnologia.
Pearson Education. Artmed Editora. São Paulo.
PS: Um autor que todo empreendedor deve ler. RECOMENDO.
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