quarta-feira, 10 de outubro de 2012

COMO ADMINISTRAR A PROPRIEDADE INTELECTUAL - I

PARTE I

          Para Scoth Shane (2005) lançar um produto ou serviço que atenda à necessidade do mercado é uma condição necessária, mas não suficiente, para o sucesso do empreendedor em tecnologia. Para ter sucesso, você também precisa proteger seus produtos e serviços inovadores da imitação. Caso contrário, você não irá obter retorno, uma vez que os lucros de lançar novos produtos e serviços irão para os seus concorrentes.
A problemática reside na dificuldade em proteger-se da imitação. A maioria dos novos produtos e serviços é fácil de copiar, especialmente para as grandes empresas consolidadas.

COPIAR É FÁCIL – E PREJUDICIAL
Um estudo da Richard Levin e de seus colegas mostrou que em aproximadamente 50% dos casos, o produto novo não patenteado podia ser duplicado por seis a dez concorrentes pela metade do custo do desenvolvimento original. Outro de estudo, de Edwin Mansfield, mostrou que, na média, um terço dos novos produtos podia ser imitado em seis meses ou menos.
O estratagema para copiar é padrão: chama-se engenharia reversa, ou seja, os técnicos desmontam o produto e descobrem como funciona.
Outra forma muito comum utilizada pelos concorrentes é a contratação de empregados do empreendedor que criou o produto ou o serviço. Eles oferecem um salário maior para os empregados do concorrente a fim de fazê-los mudar de barco. Obviamente, as empresas podem impedir esse mecanismo, fazendo seus funcionários assinar acordos de não concorrência, mas são acordos geralmente difíceis de cumprir.
Outra maneira muito comum utilizada para descobrir como copiar um novo produto ou serviços é a leitura dos documentos que descrevem as patentes ou as publicações.
Fato concreto é que se você não barrar os imitadores, vão minar todos os seus lucros. Para obter acesso ao seu produto ou serviço os concorrentes se utilizam dos mesmos recursos que você está usando – os funcionários, o capital e as matérias-primas – e assim, buscando esses recursos, eles definem preços, impactando diretamente na sua margem de lucro. Além disso, os concorrentes ainda roubam alguns de seus clientes, diminuindo sua receita e seus lucros.

Ele recomenda:

PARE! NÃO FAÇA ISSO
  1. Não pense que os concorrentes terão dificuldades para copiar seu novo produto ou serviço.
  2. Não se esqueça de criar barreiras à imitação de seu novo produto ou serviço.

Na próxima postagem, você vai saberá como manter as informações sobre um novo produto ou serviço, a salvo da difusão, mantendo as informações em segredo.


$uce$$o$.

Prof. Jaci Alvarenga
Conselheiro empresarial

REFERÊNCIA:
SHANE, S.A. 2005.  Sobre solo fértil. Como identificar grandes oportunidades para empreendimentos em alta tecnologia. Pearson Education. Artmed Editora. São Paulo.

PS: Um autor que todo empreendedor deve ler. RECOMENDO.



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