segunda-feira, 7 de março de 2011

Repensando o Futuro -Negócios, Estratégias...

Recomendo um livro interessante, editado por Rowan Gibson, que discorre a visão do século XXI por renomados pensadores da administração. Vamos conhecer um fragmento dele:

Repensando o Futuro - Negócios, Estratégia, Concorrência, Controle, Liderança, Mercados e Globalização, foi escrito em 1997, mas, atualizadíssimo. Handy, Covey, Prahalad, Goldratt, Senge, Bennis, Hamel, Hammer, Porter, Kotter, Ries & Trout, Kotler, Thurow e Kelly,baluartes do pensamento da administração, participam do livro com suas contribuições. O livro provoca reflexões.(Makrons Books, 1998).

Vamos refletir um pouco sobre o que escreveu Lester Thurow, no capítulo Modificando a Natureza do Capitalismo. Discorrendo sobre as cinco forças que estão modificando as economias de todo o mundo, ele afirma:

[...] Dei o nome de placas econômicas, baseado no conceito da geologia segundo o qual os terremotos e vulcões são causados pelo movimento de enormes placas continentais - chamadas de placas tectônicas - que flutuam no núcleo liquefeito da Terra. Estou querendo dizer que o movimento das cinco placas tectônicas econômicas está impulsionando todas esses mudanças e remodelando fundamentalmente a superfiície econômica da Terra.

A primeira placa é o fim do comunismo. [...] um terço da humanidade vivia no mundo comunista. Essas pessoas vão juntar-se ao mundo capitalista, e essa é uma grande refeição a ser digerida.

A segunda é que estamos saindo de indústrias baseadas em recursos e caminhando para indústrias que valorizam o conhecimento e aquilo que é produzido pelo próprio homem, o que representa um ambiente industrial muito diferente.

Na terceira, se você analisar a demografia, verá três coisas em andamento. A população mundial está crescendo. Ela também está se movimentando. E ficando mais velha. Por volta de 2025, em todas as grande democracias industriais do mundo, teremos uma maioria de eleitores com mais de 65 anos. Isso vai mudar a sociologia, a psicologia, os negócios, os orçamentos dos governos, tudo. Nenhuma sociedade da história humana jamais foi dominada pela terceira idade [...].

[...] somos a primeira sociedade da história humana que terá uma economia genuinamente global, em que você pode produzir e vender qualquer coisa em qualquer lugar da face da terra. Essa é quarta placa tectônica.

Sobre a última placa tectônica, Thurow afirma:

A quinta e última é que, pela primeira vez em 2 mil anos, não vamos ter mundo unipolar com uma potência econômica, política ou militar dominante, como foi o Império Britânico no século XIX ou os americanos no século XX. Não existirá alguém que possa basicamente ditar as regras do jogo [...]

[...] São essas as correntes que estão abalando os alicerces do capitalismo do século XXI, por que a tecnologia e a ideologia estão na verdade se separando. [...]


Minhas amigas e meus amigos, vale uma reflexão sobre a afirmação do Dr. Lester Thurow, pois, por assim dizer, o século XXI ainda está na sua gênese; imaginem o que teremos à frente. Portanto, se querem conhecer a visão desses pensadores, leiam Repensando o Futuro.

Abraços,

Professor Jaci

NOTA: Não tenho qualquer vínculo com os editores e autores. Simplesmente, quero compartilhar uma fonte de conhecimento da administração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário