sexta-feira, 18 de março de 2011

O ADMINISTRADOR E AS ORGANIZAÇÕES

No âmbito do conhecimento, a administração é uma ciência social aplicada que permite descrever fenômenos do mundo real, por meio da investigação e da explicação dos fatores de interação entre a sociedade e o indivíduo.

Para ilustrar a interação entre o homem e a sociedade, imaginemos que estamos nos primórdios da evolução humana e que podemos visualizar os acontecimentos, através de uma máquina do tempo. Ao ligarmos o dispositivo do tempo, a imagem de um homem primitivo surge na tela; ele está diante de uma árvore e parece assustado, pois pula e dá voltas no entorno. Na realidade, ele fez uma interessante descoberta e busca uma explicação para o fenômeno. Ele bate o taco de madeira no chão e na árvore; coça a cabeça e emite grunhidos. Ele investiga, investiga... Eis que toma uma decisão e, rapidamente, retira um dos frutos (vermelhos) do galho. Ele cheira, apalpa e acaricia-o; depois de um longo processo de pesquisa, decide comê-lo.

O tempo passa e o homem continua no seu processo de evolução e de descobertas. Assim, ele domina o fogo e descobre o lado doce do açúcar e tantas outras coisas. Ora, vamos imaginar que aquele fruto vermelho, nos dias de hoje, denominado maçã, foi misturado ao açúcar e levado ao fogo. Por conseguinte, surge o doce de maçã; mais tarde, surgem outras invenções, como por exemplo, a torta de maçã, o suco de maçã, o chá de maçã e a maçã do amor. Logo, este processo de investigação e de explicação é denominado de ciência e as mutações temporais são as inovações (radicais ou incrementais) criadas pelo homem.

Sob esta perspectiva metafórica, a administração de empresas é composta por um conjunto de disciplinas fronteiriças, permitindo a universalidade dos administradores, por meio de outras áreas do conhecimento, sobretudo, à sociologia. Agora, com relação à sociologia, sabemos que ela estuda os fenômenos sociais, as relações e as interações humanas. Nesse sentido, é preciso compreender o conceito de organização, pois nela co-existem estes fenômenos. Portanto, o que é uma organização?

Podemos configurá-la como um “grande liquidificador” e ele necessita de ingredientes e mecanismos para produzir vitaminas revigorantes, pois ela é um sistema aberto composto por entradas e saídas. Na entrada, inserimos moeda, management (gerenciamento), mercado, máquina, material, métodos e mão-de-obra; nos mecanismos, ajustamos a velocidade, a tampa e energizamos o liquidificador. Na saída, teremos a vitamina, na forma de produtos e serviços que satisfaçam as necessidades dos clientes, produzida pelo grande liquidificador (organização). Entretanto, a vitamina pode sofrer alterações na composição, pois existem fatos sociais vinculados nos processos organizacionais.

Sob esta ótica, os administradores são privilegiados, pois as disciplinas fronteiriças tornam-os multifuncionais, ampliando o seu campo de conhecimento em várias áreas, como por exemplo: marketing, finanças, contabilidade, recursos humanos, planejamento e vendas. Essa condição permite que os administradores tenham facilidade para enfrentarem os desajustes organizacionais e lidarem com as complexidades humanas e sociais.

Prof. Jaci Alvarenga

A administração e os administradores constituem a necessidade específica de uma empresa e constituem seu órgão específico e sua estrutura básica. (O Melhor de Peter Drucker sobre Administração: Fator Humano e Desempenho, 2002)


DICA DE LIVRO:
Sociologia e Administração
Autor: Reinaldo Dias
Editora Alínea, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário