sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

FECIM - FESTIVAL DE CINEMA INDEPENDENTE DO INTERIOR



FECIM
O Festival de Cinema Independente de Muqui reúne artistas, pensadores, poetas e realizadores do audiovisual. A programação é variada, congregando rodas de prosa, mostra de cinema, shows musicais e declamação de poesias. É o empreendedorismo cultural nas montanhas capixabas.

Para Leo Alves, um dos organizadores do evento, a calmaria do interior é interrompida pelo frisson causado pela presença de fotógrafos, jornalistas e cineastas. O dia a dia comum se transforma. Na pracinha, os moradores comuns ganham voz, representam a comunidade, seus anseios. Os habitantes transformam-se em personagens de filmes de ficção, interpretam. Querem fazer parte de uma história de uma novela. Querem ser os mocinhos ou então confessar seus problemas, e a realidade de suas vidas. Sim, vidas no plural, pois são muitas, diversas, como se existissem inúmeros eu’s em cada ser. Daí surgem histórias e personagens que se fundem e se confundem entre a realidade e a ficção, pessoas que querem ter seu lugar no mundo reconhecido e visto por outras pessoas. Mas todo o embaralhamento entre ficção e realidade faz pensar no que é o cinema para esta comunidade e o que ela entende de televisão. A partir da resposta destas perguntas é que podemos pensar em como estas pessoas enxergam a produção audiovisual que o cerca e como a vida, por si só, já é uma grande história de aventura. Fonte: http://www.fecin.com.br/novo/






Muqui, a cidade que respira cultura

Apresento-lhes Muqui, sob o olhar dos produtores da Home Page da Prefeitura de Muqui.

Uma cidade encravada nas serras do Espírito Santo, envolvida pelo verde escuro das matas, apresentando-se como o maior e mais significativo Sítio Histórico do Estado.
A cidade realmente respira cultura! Preservando duas grandes tradições folclóricas identificadas através da Folia de Reis e do Boi Pintadinho, nas festividades do Carnaval.
Apresentando um fantástico Patrimônio Natural, Muqui conta também com um roteiro de Agroturismo e Ecoturismo, através do Roteiro da Morubia, que começa na Serra da Morubia e termina na localidade do Sumidouro.
Esta pequena e encantadora cidade que se desdobra em natureza, cultura e história, é o cenário perfeito para quem quer descansar, desfrutar do patrimônio natural, vivenciar a simplicidade e alegria da roça e participar de uma maravilhosa viagem ao passado. Fonte: http://www.muqui.es.gov.br/


Visitem Muqui, minha terra querida.


Jaci Alvarenga - Escritor

Nenhum comentário:

Postar um comentário