sábado, 8 de dezembro de 2012

TEMPO E PROBLEMA NAS ORGANIZAÇÕES



É muito comum ouvirmos nas organizações as seguintes expressões: não tenho tempo e tenho um problema. Creio que são os principais fatores que afetam o desempenho dos profissionais, pois eles são incapazes de parar por um momento e questionarem. Por que não tenho tempo? Por que estou tendo um problema? Quais são os meus problemas? Quais são as causas potenciais dos meus problemas?

A maioria vive choramingando pelos quatro cantos da empresa. São lágrimas de defesas e justificativas. Em realidade, esses indivíduos não conseguem diferenciar causa de efeito. Se o indivíduo diz que não tem pessoal (equipe diminuta), creio que esse fator poderá ser uma possível causa do problema vivido, como por exemplo, o não atingimento das metas gerenciais.

Tais gerentes possuem dificuldades em perceberem as estratégias da organização. Para eles, é extremamente difícil criar uma visão de futuro para a organização. Despendem uma energia brutal em atividades cotidianas, que não levam a lugar algum em termos de resultados efetivos. São uns verdadeiros “gerentes jacarés”, ou seja, a missão era drenar o pântano, e não explorar o couro do jacaré.

No entanto, gerentes proativos e bem sucedidos clamam pela necessidade de ter mais tempo, que é bem diferente de não ter tempo. Para estes executivos vinte e quatro horas são insuficientes para as suas inúmeras atribuições e desenvolvimento de idéias inovadoras. Por conseguinte, se os problemas fossem uma barreira para os empreendedores, por que muitos deles, ainda jovens e milionários, deixam de lado as excentricidades e aventuram-se pelo mundo dos negócios enfrentando a falta de tempo e os problemas?

Um amigo e grande comprador de idéias, afirmava constantemente: “no nosso vocabulário, não existem as palavras problema e falta de tempo”. Certa vez, ouvi do meu chefe a bela afirmação. “As pessoas são parte do problema, mas não querem ser parte da solução”. É uma verdade absoluta. Por essa razão, as empresas, vez por outra, purificam o corpo gerencial, que não dispõe de tempo.

Nessa perspectiva, lembre-se de que administrar o tempo é uma arte no processo gerencial. Se você quer fazer a diferença, pense constantemente na busca de oportunidades e que ,no seu departamento, nunca foi sempre assim.

Jaci Alvarenga
Conselheiro Empresarial

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