É muito comum ouvirmos nas organizações as seguintes expressões:
não tenho tempo e tenho um problema. Creio que são os principais fatores que
afetam o desempenho dos profissionais, pois eles são incapazes de parar por um
momento e questionarem. Por que não tenho tempo? Por que estou tendo um
problema? Quais são os meus problemas? Quais são as causas potenciais dos meus
problemas?
A maioria vive choramingando pelos quatro cantos da empresa.
São lágrimas de defesas e justificativas. Em
realidade, esses indivíduos não conseguem diferenciar causa de efeito. Se o
indivíduo diz que não tem pessoal (equipe diminuta), creio que esse fator poderá
ser uma possível causa do problema vivido, como por exemplo, o não atingimento
das metas gerenciais.
Tais gerentes possuem dificuldades em perceberem as estratégias
da organização. Para eles, é extremamente difícil criar uma visão de futuro para
a organização. Despendem uma energia brutal em atividades cotidianas, que não
levam a lugar algum em termos de resultados efetivos. São uns verdadeiros “gerentes jacarés”, ou seja, a missão
era drenar o pântano, e não explorar o couro do jacaré.
No entanto, gerentes proativos e bem sucedidos clamam pela
necessidade de ter mais tempo, que é bem diferente de não ter tempo. Para estes
executivos vinte e quatro horas são insuficientes para as suas inúmeras
atribuições e desenvolvimento de idéias inovadoras. Por conseguinte, se os
problemas fossem uma barreira para os empreendedores, por que muitos deles,
ainda jovens e milionários, deixam de lado as excentricidades e aventuram-se
pelo mundo dos negócios enfrentando a falta de tempo e os problemas?
Um amigo e grande comprador de idéias, afirmava
constantemente: “no nosso vocabulário, não existem as palavras problema e falta
de tempo”. Certa vez, ouvi do meu chefe a bela afirmação. “As pessoas são parte do
problema, mas não querem ser parte da solução”. É uma verdade absoluta. Por essa razão, as empresas, vez
por outra, purificam o corpo gerencial, que não dispõe de tempo.
Nessa perspectiva, lembre-se de que administrar o tempo é
uma arte no processo gerencial. Se você quer fazer a diferença, pense constantemente
na busca de oportunidades e que ,no seu departamento, nunca foi sempre assim.
Jaci Alvarenga
Conselheiro Empresarial
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