Modelo de Contratación de Kraljic
No livro, Modelos de Gestão – os 60 modelos que todo gestor deve conhecer, os autores PIETERSMA, P.; VAN ASSEN, M; VAN DEN BERG, G. (2010) descrevem o Modelo de Compras de Kraljic. Vamos conhecer um pouco o que dizem os autores sobre essa ferramenta gerencial tática.
No livro, Modelos de Gestão – os 60 modelos que todo gestor deve conhecer, os autores PIETERSMA, P.; VAN ASSEN, M; VAN DEN BERG, G. (2010) descrevem o Modelo de Compras de Kraljic. Vamos conhecer um pouco o que dizem os autores sobre essa ferramenta gerencial tática.
Idéia
geral
O Modelo de Compras
de Kraljic é utilizado para uma estratégia de compras adequada para bens (ou
serviços) que otimize a escolha entre custos e riscos. Foi desenvolvido por
Kraljic como uma ferramenta interna para a Basf e ficou conhecido ao ser
publicado na Harvard Business Review
em 1983. A idéia geral do modelo de compras é minimizar a vulnerabilidade do
abastecimento e obter o máximo do retorno do potencial de compra.
O modelo classifica
os produtos com base em duas dimensões: impacto financeiro e risco de abastecimento.
Os resultados são dispostos em 4 quadrantes, sendo que cada um dos quais requer
uma estratégica de compra distinta:
§ Itens estratégicos -
têm alto risco de abastecimento e alto impacto financeiro. Trata-se de
materiais escassos de alto valor e componentes de preços elevados. A estratégia
de compra, nesse caso, conduz a parcerias ou colaborações.
§ Itens de alavancagem –
são aqueles de baixo risco de abastecimento, porém alto impacto financeiro. A
estratégia de compra é baseada em ofertas ou propostas competitivas.
§ Itens de gargalo
- exercem impacto reduzido sobre o lucro da organização, porém tem alto risco
de abastecimento, em grande parte, pela escassez na produção ou de novos fornecedores
com novas tecnologias (ex. componentes eletrônicos). A política de compras
desses itens visa assegurar a continuidade do abastecimento. Deve-se buscar
fornecedores alternativos.
§ Itens não críticos –
são itens com baixo risco de abastecimento e baixo impacto financeiro. A oferta
é abundante (tipo commoditiy). A
estratégia de compras deve concentrar-se na redução da complexidade
administrativa e logística.
Quando
utilizar
Deve
ser utilizado para determinar uma estratégia de compras adequada que habilite a
organização desenvolver diferentes estratégias por fornecedor. O modelo permite
discussões e uma abordagem estruturada e sistematizada.
Como
usar
Impacto sobre o resultado financeiro
|
Alto
|
Itens
de alavancagem
|
Itens
estratégicos
|
Baixo
|
Itens
não críticos
|
Itens
de gargalo
|
|
Baixo
|
Alto
|
||
Risco de abastecimento
|
Para agrupar os itens
na matriz, deve-se determinar os impactos:
Impacto
financeiro – é o impacto sobre o lucro de um determinado
item fornecido, medido em critérios como: volume de compras, porcentagem do
custo total de compras, qualidade do produto e crescimento do negócio. Quanto
maior o volume ou a quantia de dinheiro envolvido, maior o impacto financeiro.
Risco
de abastecimento – diz respeito à complexidade da
oferta, avaliada de acordo com critérios como: disponibilidade, número de
fornecedores, demanda competitiva, oportunidades de produção x aquisição,
riscos de armazenagem e possibilidades de substituição. Comprar um produto de
apenas um fornecedor, sem uma fonte alternativa de suprimento, geralmente
indica um alto risco de abastecimento.
Análise
final
O
Modelo de Compras de Kraljic, seus conceitos e as ideias básicas tornaram-se a
abordagem dominante nessa área, e sua matriz passou a ser o padrão no campo de
modelos de portfólio de compras.
Dicas
do Jaci
§ Quem
compra bem, vende bem.
§ Conduza
a gestão de compras com rigor e disciplina.
§ Audite
periodicamente os estoques e descubra onde o seu dinheiro está parado.
$uce$$o$.
Jaci Alvarenga
Conselheiro
empresarial
Nota: Recomendo a leitura do livro.
REFERÊNCIAS:
REFERÊNCIAS:
PIETERSMA, P.;
VAN ASSEN, M; VAN DEN BERG, G. 2010. Modelos de
Gestão. Pearson. SP.
KRALJIC, P. “Purchasing must become supply management”. Harvard Business Review, 61(5). 1983, pg 109-17.
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