domingo, 17 de março de 2013

D. SINHÁ MOREIRA – UMA MULHER À FRENTE DO SEU TEMPO

UNA MUJER EMPRENDEDORA

O texto a seguir foi extraído integralmente (com minhas inserções em destaque) do livro “Tudo começou aqui” (Uma breve história do sonho que transformou o país) produzido e editado pela ETE - Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa”.

Como nasce um sonho? Indicar o momento exato em que um ideal passa a ser seguido é impossível! Sabe-se apenas que os objetivos não surgem por acaso. É preciso estar à altura de grandes sonhos, antes de concretizá-los. Assim foi a gênese da Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” (ETE-FMC). A ideia arrojada só poderia ter saído de uma mente visionária como a de Luzia Rennó Moreira.

Sinhá Moreira, como ficou conhecida, muito contribuiu como o Brasil ao criar a ETE FMC. Mas esta não foi sua única obra. As realizações da benemérita não se restringiram à educação, sua maior preocupação, nem a Santa Rita do Sapucaí, seu berço.

Ela construiu o bairro Vista Alegre, com 80 casas cedidas a preço de custo (meu saudoso sogro foi um dos beneficiados e foi motorista da família). Auxiliou centenas de jovens, oferecendo bolsas de estudos material escolar, uniformes e merenda (o meu grande mestre e conterrâneo Prof. Dr. José Antônio Justino Ribeiro, de Mimoso do Sul, e o meu afilhado Edson Wilson Bernardes França, foram contemplados. Meu irmão Carlos Renato Alvarenga Theodoro também estudou na ETE). Custeou tratamentos médicos, dentro e fora de Santa Rita. Patrocinou, em sua terra natal, a Sociedade de Assistência aos Pobres (Asilo),o Hospital Antônio Moreira da Costa, o Posto de Puericultura, várias escolas e entidades [...]

Do. Sinhá costumava passar o dia de seu aniversário com enfermos e despossuídos de bens [...]. Antes de falecer ela decidiu entregar a maior parte do seu patrimônio para à ETE [...]. D. Sinhá fez da vida um poema. Em cada obra, deixou um verso; em cada coração, uma palavra bela.
Sinhá Moreira contou apenas com 55 primaveras. Nasceu de 17 de setembro de 1907 [...].

 Vale à pena conhecer um pouco mais da vida de D. Sinhá Moreira. Deixou a uma linda lição de empreendedorismo social.

Conheçam um pouco mais do legado de D. Sinhá:



Eu recomendo!
  
Jaci Alvarenga
Professor e Conselheiro Empresarial

Nenhum comentário:

Postar um comentário