Para Shane (2005) muitas pessoas
afirmam que “um bom produto se vende
sozinho”. Entretanto, a maioria dos novos produtos não se vende sozinha.
Você precisa saber como vender para outros se quiser ser um empreendedor de
sucesso.
Muitas das vezes, os
empreendedores vêm de empresas consolidadas e lá aprendem as técnicas de
divulgação dos produtos e serviços. Acontece que as empresas consolidadas têm marca forte e dependem de um sistema de
propaganda para gerar interesse do cliente. Consequentemente, quando esses
empreendedores iniciam o seu próprio negócio tendem a imitar, ou seja, se concentram na divulgação, na distribuição
e em outros aspectos de marketing,
sem perceber que essas atividades não são a chave para realizar vendas quando
um novo empreendimento é desenvolvido. Exemplo disso são as feiras
setoriais. Para uns podem surtir algum efeito; entretanto, para a maioria não
gera resultados de vendas, só custos e elevadíssimos. As feiras devem ser criteriosamente
escolhidas e a participação nelas deve ser no momento propício, principalmente
quando a sua empresa estiver em um estágio mais consolidado no mercado.
Em realidade, você
deve saber que o sucesso em marketing consiste em grande parte
dos seus esforços em vender seus novos produtos e serviços diretamente a
potenciais clientes. Os potenciais clientes devem se interessar pelo produto ou
serviço que irá satisfazer a uma necessidade ou resolver um problema deles.
Shane exemplifica: suponha que você desenvolveu um software de gerenciamento e que
conseguiu reunir potenciais compradores ou formadores de opinião. Pergunte a
eles:
ü Quais são as suas exigências na
compra desse produto ou serviço?
Se o potencial
cliente exige uma interface com outro aplicativo ou tenha uma compatibilidade
com o Windows, você poderá determinar que aspectos do produto ou serviço irão
convencer o cliente a realizar a compra.
O próximo passo é ultrapassar as objeções do cliente para a
realização da venda. Para fechar uma venda, você tem de ter respostas
convincentes às perguntas do cliente. Por exemplo: convença-o e demonstre que o produto ou serviço funciona muito bem
com sistema operacional Windows.
Em seguida, a parte
mais importante do processo: fechar a
venda. Para tanto, tão logo o cliente sinalizar que está disposto a
realizar a compra, você precisa imediatamente mudar de conversa para fechar a
venda. Na prática, acontece o seguinte: o cliente gostou do produto ou então
lhe disse que ele tem as características desejáveis. Nesse momento, você deverá
direcionar a conversa para executar a transação. Faça a seguinte pergunta:
ü Você gostaria do produto em azul ou em vermelho?
Essa pergunta implica
que o comprador tinha a última decisão para efetuar a compra, ou seja, escolher
a cor para efetuar a transação.
Lembre-se de que
saber vender é importante, mas saber para quem vai vender também é importante.
Se você quer ser um empreendedor de sucesso em tecnologia, precisa prestar
atenção em como são feitas as decisões de compras.
Shane recomenda:
Shane recomenda:
PARE!
NÃO FAÇA ISSO!
- Não
espere que o seu novo produto se venda sozinho.
- Não
se esqueça de vender
PERGUNTAS
PARA FAZER A SI MESMO
- Como vou
conseguir clientes que comprem meu produto ou serviço?
- Como faço
para divulgar meu produto para potenciais clientes?
$uce$$o$.
Jaci Alvarenga
Conselheiro
empresarial – Bolsista CNPq.
REFERÊNCIA:
SHANE, S.A. 2005. Sobre solo fértil. Como identificar grandes
oportunidades para empreendimentos em alta tecnologia. Pearson Education.
Artmed Editora. São Paulo.
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