sábado, 4 de agosto de 2012

REGRAS DE JACK WELCH


                Jack Welch foi reconhecido com um dos maiores executivos do século XX. Em 1981, quando ele ascendeu ao posto de presidente, a GE era uma organização conservadora e que atuava em setores maduros. Transformou-a em uma empresa agressiva, empreendedora e em busca do crescimento e dominância tecnológica. Entre as várias tomadas de decisões administrativas, determinou que todos os negócios da GE deveriam ser os primeiros ou segundos do mercado[1].
Welch tornou-se um ícone em gestão e liderança e afirmava: não administre, lidere. Ao aposentar-se em 2001, escreveu Jack Definitivo (autobiografia). Welch sugere regras para que um executivo possa chegar ao topo da sua carreira[2].
1.       Seja íntegro
Segundo ele, essa postura nunca abandonou e serviu de base para tudo o que fez nos bons e maus tempos.
Uma pessoa íntegra é honrada (diz a verdade e é justo). É sincera (expressa seus sentimentos). Possui valores para guiar sua conduta.
2.       Busque o lucro
Para Peter Drucker  a primeira grande prova pela qual uma empresa deve passar não é a elevação de seus lucros, mas a de conseguir lucro suficiente para cobrir os riscos de sua atividade econômica, e assim evitar prejuízos. Welch afirma que a responsabilidade social é fruto de uma empresa forte e competitiva. Só uma empresa saudável pode melhorar e enriquecer a vida das pessoas.
3.       Dê o exemplo
Welch diz que um líder não pode jamais ficar encastelado em seu próprio escritório.  Concordo com ele a digo que o exemplo é o pilar de sustentação de um verdadeiro líder.
4.       Cerque-se das melhores pessoas
Ele afirma que as pessoas vêm em primeiro lugar e as estratégias depois.

Amigas e amigos, Welch, polêmico ou não, alcançou resultados extraordinários. Deixou um legado para os futuros líderes.


Abraços,

Prof. Jaci Alvarenga



[1] BATEMAN, T. S.; SNELL, SCOTT A. Administração: Construindo Vantagem Competitiva. São Paulo. Atlas. 2004

[2] REVISTA EXAME. A receita da liderança. 17.09.2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário