sábado, 26 de maio de 2012

TRABALHO EM EQUIPE - COMPROMETIMENTO E ENVOLVIMENTO



 TRABALHANDO EM EQUIPE - O PORCO E OS CARNEIROS1

Um porco estava enjoado de sua rotina no chiqueiro: não agüentava mais a mesma lavagem todos os dias, as mesmas companhias... Ao ver um rebanho de carneiros pastando ao longe, pensou como seria bom ser livre e correr pelo campo como eles. Num acesso de coragem, espremeu-se todo para conseguir passar por baixo da cerca do chiqueiro e correu para junto dos carneiros.
Os outros animais estranharam um pouco a presença daquele bicho tão sujo, porém, logo o aceitaram no grupo como novo companheiro. Todos conversavam distraídos quando, de repente, o fazendeiro apareceu.
- Porco danada, então era ái que você estava? – perguntou ao animal. – Vamos, tenho de levá-lo ao açougueiro.
Ao ouvir tal palavra, o porco, desesperado, começou a grunhir e a se debater como nunca, e o fazendeiro quase não conseguiu colocá-lo debaixo do braço. Os carneiros não estavam entendendo nada.
- Porque esta lambança toda? – perguntou um deles – Quando o fazendeiro nos leva, a gente não fica esperneando deste jeito.
Já antecipando o futuro que o aguardava, o porco respondeu:
- Talvez vocês não fiquem desesperados porque o fazendeiro espera muito mais de mim do que de você. De vocês, ele só quer a lã; de mim, ele quer o toucinho.

MORAL DA HISTÓRIA

 Fazer parte da mesma equipe não significa ter as mesmas responsabilidades.

1. Fonte: Range, A. (2006, p. 156) Fábulas de Esopo para Executivos. Recontadas por Alexandre Rangel. Ed. Original. São Paulo.

       A fábula nos mostra a importância dos nossos papéis no cotidiano profissional. Também é importante compreender a diferença entre envolvimento e comprometimento. Envolver-se é fácil, pois somente contribui com a sua parte; comprometer-se significa doar sua vida na missão que lhe foi confiada.

Abraços,

Prof. Jaci


 pt-br.facebook.com/professorjaci



Nenhum comentário:

Postar um comentário