terça-feira, 29 de janeiro de 2013

DESCOBRINDO UMA SOLUÇÃO ECONÔMICA PARA O SEU PRODUTO OU SERVIÇO – Scoth Shane


Una solución  económica para su producto o servicio

Estimados leitores,

Apresento-lhes novamente o excelente autor Scoth Shane (ver referência). O texto  abaixo foi baseado integralmente no livro Sobre o solo fértil, contendo algumas adaptações.

DESCOBRINDO UMA SOLUÇÃO ECONÔMICA PARA O SEU PRODUTO OU SERVIÇO

Shane, afirma que, após você criar um produto ou serviço que atenda a real necessidade do cliente, o próximo passo do processo é determinar se o produto ou serviço pode ser produzido economicamente. Esse é um dos maiores obstáculos que os empreendedores não conseguem superar. A questão principal é produzir o novo produto ou serviço por um valor menor pelo qual o produto ou serviço pode ser vendido. Só assim ganhará dinheiro. O exemplo do turismo espacial se aplica perfeitamente nesse obstáculo. Como descobrir uma solução econômica?
O processo para desenvolver uma solução econômica para as necessidades dos clientes é complicado porque envolve duas idéias conflitantes: ter lucros ou prejuízos. Exemplo disso aconteceu com os iniciantes da Internet nos anos 90. Os empreendedores nunca conseguiram descobrir modelos de negócios que lhes permitisse ganhar dinheiro e muitos perderam muito dinheiro. Fato concreto é que muitos negócios exigem economias de escala, retornos crescentes, ou têm grandes custos de organização.

PARE! NÃO FAÇA ISSO!

  1. Não se esqueça de descobrir uma maneira de criar seu produto ou serviço por um custo inferior ao valor que irá obter ao vendê-lo.
  2. Não acredite que você irá ganhar muito dinheiro só porque vende muito. Você precisa descobrir como ganhar dinheiro pelo menos em algumas transações.
Oferecendo melhores alternativas do que a concorrência

Você deve garantir que ninguém tenha alternativa melhor. Isso é extremamente difícil, pois o otimismo toma conta de você, promovendo uma crença de realismo inexistente. É preciso ser sóbrio e imparcial na sua análise. No cotidiano, isso se denomina “pés no chão”. O fato é que além de você, outros empreendedores estão no mesmo negócio ou com a mesma idéia.
Portanto, como você pode descobrir soluções alternativas para as necessidades dos clientes? Utilize o seu círculo social para coletar informações sobre possíveis concorrentes e, principalmente, aqueles que não existem. Por exemplo: pesquise o que as empresas das diversas incubadoras do país estão desenvolvendo ou pensando desenvolver. Parece fácil, mas não é. O importante é iniciar o processo. Converse com investidores, potenciais clientes e pessoas.

PARE! NÃO FAÇA ISSO!

  1. Não comece um negócio a menos que seu novo produto ou serviço seja melhor do que os dos concorrentes.
  2. Não se convença de que seu produto ou serviço é melhor do que os dos concorrentes quando isso não for verdade.
  3. Não se esqueça de considerar novos produtos ou serviços que outros empreendimentos estejam para lançar.
PERGUNTAS PARA FAZER A SI MESMO

  1. Que características (variáveis como peso, tamanho, durabilidade, etc) meu produto ou serviço terá e como essas características atendem às necessidades do cliente?
  2. Como irei produzir meu produto ou serviço por um valor inferior ao preço de venda?
DICAS DO JACI

ü  Cuidado com a “síndrome do bebê”. É seu e belo. Desgrude do preciosismo e da vaidade.
ü  Cuidado com o fenômeno “o faturamento aumentou, mas não vejo a cor do dinheiro”. Seja rigoroso nos controles.


$uce$$o$.

Jaci Alvarenga
Conselheiro Empresarial

REFERÊNCIA
SHANE, S.A. 2005.  Sobre solo fértil. Como identificar grandes oportunidades para empreendimentos em alta tecnologia. Pearson Education. Artmed Editora. São Paulo.

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