Una solución económica
para su producto o servicio
Estimados leitores,
Apresento-lhes
novamente o excelente autor Scoth Shane (ver referência). O texto abaixo foi baseado
integralmente no livro Sobre o solo fértil, contendo algumas
adaptações.
DESCOBRINDO
UMA SOLUÇÃO ECONÔMICA PARA O SEU PRODUTO OU SERVIÇO
Shane, afirma que, após
você criar um produto ou serviço que atenda a real necessidade do cliente, o
próximo passo do processo é determinar se o produto ou serviço pode ser produzido economicamente. Esse é um dos
maiores obstáculos que os empreendedores não conseguem superar. A questão
principal é produzir o novo produto ou serviço por um valor menor pelo qual o
produto ou serviço pode ser vendido. Só assim ganhará dinheiro. O exemplo do
turismo espacial se aplica perfeitamente nesse obstáculo. Como descobrir uma solução econômica?
O processo para
desenvolver uma solução econômica para as necessidades dos clientes é
complicado porque envolve duas idéias conflitantes: ter lucros ou prejuízos. Exemplo disso aconteceu com os iniciantes
da Internet nos anos 90. Os empreendedores nunca conseguiram descobrir modelos
de negócios que lhes permitisse ganhar dinheiro e muitos perderam muito
dinheiro. Fato concreto é que muitos negócios exigem economias de escala,
retornos crescentes, ou têm grandes custos de organização.
PARE!
NÃO FAÇA ISSO!
- Não
se esqueça de descobrir uma maneira de criar seu produto ou serviço por um
custo inferior ao valor que irá obter ao vendê-lo.
- Não
acredite que você irá ganhar muito dinheiro só porque vende muito. Você
precisa descobrir como ganhar dinheiro pelo menos em algumas transações.
Oferecendo
melhores alternativas do que a concorrência
Você deve garantir
que ninguém tenha alternativa melhor. Isso é extremamente difícil, pois o
otimismo toma conta de você, promovendo uma crença de realismo inexistente. É
preciso ser sóbrio e imparcial na sua análise. No cotidiano, isso se denomina
“pés no chão”. O fato é que além de você, outros empreendedores estão no mesmo negócio
ou com a mesma idéia.
Portanto,
como você pode descobrir soluções alternativas para as necessidades dos
clientes? Utilize o seu círculo social para coletar
informações sobre possíveis concorrentes e, principalmente, aqueles que não
existem. Por exemplo: pesquise o que as empresas das diversas incubadoras do
país estão desenvolvendo ou pensando desenvolver. Parece fácil, mas não é. O
importante é iniciar o processo. Converse com investidores, potenciais clientes
e pessoas.
PARE!
NÃO FAÇA ISSO!
- Não
comece um negócio a menos que seu novo produto ou serviço seja melhor do
que os dos concorrentes.
- Não
se convença de que seu produto ou serviço é melhor do que os dos
concorrentes quando isso não for verdade.
- Não se esqueça de considerar novos produtos ou serviços que outros empreendimentos estejam para lançar.
PERGUNTAS
PARA FAZER A SI MESMO
- Que
características (variáveis como peso, tamanho, durabilidade, etc) meu
produto ou serviço terá e como essas características atendem às
necessidades do cliente?
- Como irei
produzir meu produto ou serviço por um valor inferior ao preço de venda?
DICAS
DO JACI
ü Cuidado
com a “síndrome do bebê”. É seu e belo. Desgrude do preciosismo e da vaidade.
ü Cuidado
com o fenômeno “o faturamento aumentou, mas não vejo a cor do dinheiro”. Seja
rigoroso nos controles.
$uce$$o$.
Jaci Alvarenga
Conselheiro Empresarial
REFERÊNCIA
SHANE,
S.A. 2005. Sobre
solo fértil. Como
identificar grandes oportunidades para empreendimentos em alta tecnologia.
Pearson Education. Artmed Editora. São Paulo.
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