PARTE I
Para Scoth Shane (2005) lançar um produto ou serviço que atenda
à necessidade do mercado é uma condição
necessária, mas não suficiente, para o sucesso do empreendedor em
tecnologia. Para ter sucesso, você também precisa
proteger seus produtos e serviços inovadores da imitação. Caso contrário,
você não irá obter retorno, uma vez que os lucros de lançar novos produtos e
serviços irão para os seus concorrentes.
A problemática reside na dificuldade
em proteger-se da imitação. A maioria dos novos produtos e serviços
é fácil de copiar, especialmente para as grandes empresas consolidadas.
COPIAR
É FÁCIL – E PREJUDICIAL
Um estudo da Richard Levin e de seus
colegas mostrou que em aproximadamente 50%
dos casos, o produto novo não patenteado podia ser duplicado por seis a dez
concorrentes pela metade do custo do desenvolvimento original. Outro de
estudo, de Edwin Mansfield, mostrou que, na média, um terço dos novos produtos
podia ser imitado em seis meses ou menos.
O estratagema para copiar é padrão: chama-se engenharia reversa, ou seja,
os técnicos desmontam o produto e descobrem como funciona.
Outra forma muito comum utilizada
pelos concorrentes é a contratação de
empregados do empreendedor que criou o produto ou o serviço. Eles oferecem
um salário maior para os empregados do concorrente a fim de fazê-los mudar de
barco. Obviamente, as empresas podem impedir esse mecanismo, fazendo seus
funcionários assinar acordos de não concorrência, mas são acordos geralmente
difíceis de cumprir.
Outra maneira muito comum utilizada
para descobrir como copiar um novo produto ou serviços é a leitura dos documentos que descrevem as patentes ou as publicações.
Fato concreto é que se você não barrar
os imitadores, vão minar todos os seus lucros. Para obter acesso ao seu produto
ou serviço os concorrentes se utilizam dos mesmos recursos que você está usando
– os funcionários, o capital e as matérias-primas – e assim, buscando esses
recursos, eles definem preços, impactando diretamente na sua margem de lucro.
Além disso, os concorrentes ainda roubam alguns de seus clientes, diminuindo
sua receita e seus lucros.
Ele recomenda:
Ele recomenda:
PARE!
NÃO FAÇA ISSO
- Não
pense que os concorrentes terão dificuldades para copiar seu novo produto
ou serviço.
- Não
se esqueça de criar barreiras à imitação de seu novo produto ou serviço.
Na próxima postagem,
você vai saberá como manter as informações sobre um novo produto ou serviço, a
salvo da difusão, mantendo as informações em segredo.
$uce$$o$.
Prof. Jaci Alvarenga
Conselheiro
empresarial
REFERÊNCIA:
SHANE, S.A.
2005. Sobre solo fértil. Como
identificar grandes oportunidades para empreendimentos em alta tecnologia.
Pearson Education. Artmed Editora. São Paulo.
PS: Um autor que todo empreendedor deve ler. RECOMENDO.
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