TOMA
DE DECISIÓN
Creio que uma das
maiores dificuldades que os empreendedores independentes ou corporativos se
deparam no processo de tomada de decisão, se refere ao processo de demissão de
um colaborador, dizia-me JB.
-
Demitir alguém sempre é doloroso –
afirmei.
-
É um momento, amigo, na qual a
impessoalidade nas relações deve sobrepor às questões pessoais – sua dureza
externa defendia o profissionalismo.
-
Como devemos nos portar neste momento
tão difícil?
- Antes, para que você compreenda o
despreparo emocional de alguns executivos, contar-lhe-ei a seguinte história: Certo dia, em um reino distante, um fidalgo,
proprietário de uma não tão vasta extensão de terras, convidou seus gerentes
agricultores para uma festa no seu castelo. Quase todos compareceram, sabe como
é, alguns sentem de longe o calor da brasa, e como, onde há fumaça, há fogo,
fogem dela como o diabo de cruz. Dizem que os afagos e os agradecimentos foram
os viscondes daquela inusitada festa. Aquela recepção repleta de fidalguia se
parecia como uma despedida para uma viagem eterna e sem volta. Pois bem, no dia
seguinte, a vida voltou ao normal naquela gleba de terra. Todos comentavam a
maravilhosa recepção do fidalgo e também teciam comentários sobre a
grandiosidade do seu castelo. No findar da tarde, o sol cansado da labuta,
caminhava lentamente para a troca de turno com a sua amada lua. Eis que o fidalgo
mandar chamar o gerente mais antigo da sua propriedade para uma reunião de
negócios. Dizem que foi a conversa mais longa entre duas pessoas ajuntadas.
Naquele circunlóquio só se escutava a voz do fidalgo. O discurso choroso,
repetitivo, pesaroso, indulgente e justificativo ultrapassou sete horas de
duração e quebrou o recorde de Fidel Castro. Quando o tremular das cortinas do
espetáculo fez-se ouvir naquele condado, retumbou-se o tiro da misericórdia. A
tragédia fora consumada. O gerente havia sido demitido, após refestelar-se na
casa do seu patrão.
SJP
75: Na
primeira frase, informe ao indivíduo que está demitido. Não ultrapasse mais de
nove minutos. Mostre claramente os motivos da demissão. Em nome da empresa,
agradeça-o pelos serviços prestados.
Jaci Alvarenga - Escritor e Desbravador de Negócios e Oportunidades
Autor de Teoria J - uma abordagem ousada sobre empreendedorismoFonte: Empreendedorismo: dilemas, fatos, fachadas e os milagres da vida (Fragmento do livro do autor a ser lançado em janeiro de 2015)
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