terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O FUTURO E AS MUDANÇAS

Heráclito (550 a.C) afirmou que a única coisa permanente no mundo é o estado de mudanças. Impressiona-me a sapiência dos filósofos antigos! Minhas amigas e amigos imaginem o impacto que as grandes invenções promoveram nas pessoas. E isto aconteceu no final do século XVIII e século XIX. Eis que de repente, no alto de uma serra, um lavrador e seu filho, sob um sol causticante, ouvem um barulho similar à mistura do som de um apito e do grito uh! Ele indaga o filho:
- Escutou filho?
O filho aponta o indicador para um ponto distante e diz:
- Olha pai, parece que vem daquela fumaça lá longe.
O som aumenta e a fumaça anda. O pai e o filho coçam a cabeça. O som aumenta... a fumaça se aproxima: uuh, uuh, café com pão manteiga não...
Pai e filho exclamam uníssonos:
- É um dragão! – o medo apodera-se deles.
Era uma locomotiva. Os lavradores desconheciam aquela invenção maravilhosa, pois até então, o homem havia vivido na “era do capim”, ou seja, se locomoviam a cavalo, na carroça ou na diligência.
Amigas e amigas, novos tempos à frente. As mudanças serão constantes em nossas vidas e devemos estar preparados.
Ilustrarei para vocês um fragmento do livro 100 Segredos das Pessoas para o Sucesso. No capítulo 76, David Niven[1] discorre sobre a necessidade de preparar-nos para o futuro. Acompanhem comigo:
Imagina as empresas em 1900 – sem Internet, sem computadores, sem calculadores e, em muitos lugares, sem eletricidade. Quando hoje, olhamos para trás, ficamos surpresas ao pensar que as pessoas trabalhavam sem essas ferramentas maravilhosas que se tornaram indispensáveis. Quais serão as novas ferramentas que ainda nem foram inventadas e que se tornarão comuns daqui a algumas décadas [...]. Seu trabalho certamente não será o mesmo daqui a 10 ou 20 anos, mas não significa que você ficará ultrapassado. Apenas significa que tem de abrir-se para a inovação, sem medo. [...].
 No final do capítulo, ele apresenta a seguinte mensagem:
Uma pesquisa feita com funcionários cujas demissões não foram causadas por deficiência no desempenho descobriu que a flexibilidade, a disposição para tentar novas tarefas e aprender novas habilidades  são fatores decisivos para conseguir com maior rapidez um novo emprego (Ingran, 1998).
Reflitam sobre as mudanças. Se quiserem ter sucesso, estejam preparados para novos tempos.

Abraços,


Prof. Jaci Alvarenga

               


[1] NIVEN, DAVID, PhD. 100 Segredos das pessoas de sucesso. GMT Editores. Rio de Janeiro. 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário