terça-feira, 4 de outubro de 2011

ORIGEM DA PALAVRA EMPREENDEDOR

Degen (2009)[1] discorre brilhantemente sobre a definição de empreendedor, buscando a origem da palavra. Segundo ele, o significado da palavra empreendedor deriva da palavra inglesa entrepreneur, que por sua vez, deriva da palavra entreprendre, do francês antigo, formada pelas palavras entre, derivada do latim inter – que significa reciprocidade – e preneur, derivada do latim prehendere – que significa comprador. Portanto, a combinação das duas palavras, entre e comprador, significa simplesmente intermediário.
Degen cita o interessante exemplo do veneziano Marco Pólo (1254-1324) como um empreendedor no sentido do francês de intermediário. Marco Pólo tentou estabelecer uma rota terrestre de comércio entre a Europa e o Oriente. Ele desenvolveu um projeto (atual plano de negócio) e assinou contratos com banqueiros-capitalistas venezianos (atuais investidores de risco). Eles forneceram os recursos financeiros para o empreendimento de Marco Pólo e para os quais se obrigou a vender os produtos que traria na viagem.
Segundo Degen, naquela época, o contrato usual previa juros da ordem de 22 % sobre o capital investido (atual Taxa Interna de Retorno), incluindo o seguro. Após o sucesso da viagem exploratória de Marco Pólo, os banqueiros embolsaram 75 % dos lucros obtidos.
Caros leitores! A história é um baú precioso que revela-nos surpresas admiráveis. Imagino Marco Pólo e Cristóvão Colombo (1451 – 1506) diante dos investidores (banqueiros e o jovem reinado espanhol, respectivamente) expondo seus Planos de Negócio. Aliás, um forte argumento de Colombo para convencer o Rei Fernando e a Rainha Isabel foi o sucesso das viagens asiáticas de Marco Pólo.
E por fim, o que significa empreendedor? Passo a palavra para Joseph Alois Schumpeter (1883 – 1950).

“O empreendedor é o agente do processo de destruição criativa que é o impulso fundamental que aciona e mantém em marcha o motor capitalista.”

 Abraços,


Prof. Jaci Alvarenga




[1] DEGEN, J.D.; Empreendedor – empreender como opção de carreira. Ed. Pearson. São Paulo. 2009.

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